Reflexões e Homenagens: Ministério da Saúde Promove Seminário para a Criação do Memorial da Pandemia
- Mariana Duarte Cruz
- 11 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O Brasil enfrentou uma das maiores emergências sanitárias da história, com mais de 700 mil vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19. Em busca de transformar a dor em memória e aprendizado, o Ministério da Saúde organiza o Seminário Direito à Memória: Lembrar para aprender", nos dias 11 e 12 para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.

Sediado no auditório Embaixador Wladimir Murtinho no Palácio Itamaraty, o evento ocorre exatos quatro anos após o decreto de estado de pandemia pela OMS. A iniciativa visa proporcionar uma reflexão sobre a importância da ciência, do conhecimento e de uma política de bem-estar social no enfrentamento das desigualdades
Rosangela Dornelles, médica e Coordenadora Nacional de Saúde da Associação Brasileira de Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas de COVID-19 - Vida e Justiça, participou do painel de abertura e reforçou a necessidade de responsabilização das ações que agravaram a situação da pandemia no país. "A OMS nos lembra: apesar de passada a situação de emergência, continuamos a viver com um vírus que sofre mutações e pode seguir gerando a doença e mortes. A pandemia deixou marcas de profundo sofrimento na população brasileira. Um processo dramático vivido pela maioria das famílias. Isso nos impõe promover a defesa da dignidade humana e da vida. Responsabilizar sim os gestores públicos e privados, negligentes ou omissos, e recompor as políticas de direitos e proteções sociais de forma articulada, com ousadia e expectativas ampliadas.”
Confira a fala da Dra. Rosangela aqui.
O evento busca fomentar o debate entre especialistas, autoridades e profissionais que lutaram contra o negacionismo e as fake news durante a pandemia. Personalidades como, a empresária Luiza Trajano, o médico Drauzio Varella, a antropóloga Lilia Schwarcz, e os senadores Randolfe Rodrigues e Humberto Costa também participaram do seminário.
O futuro Memorial abrigará uma exposição permanente, narrando desde as primeiras notícias até os avanços científicos, momentos de solidariedade, e a busca por soluções digitais. Será um espaço vivo e em constante evolução, destacando a superação, a ciência, a solidariedade e estimulando a reflexão sobre o futuro da saúde.
Comments