Ministro da Saúde Alexandre Padilha visita Grupo Hospitalar Conceição para anunciar avanços no SUS
- Mariana Duarte Cruz
- 19 de mar.
- 2 min de leitura

No último sábado, 15 de março, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre (RS), para acompanhar a implementação de iniciativas que visam reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). A agenda também incluiu a inauguração do novo serviço de radiologia e o lançamento do edital para a construção do Centro de Diagnóstico e Terapia.
O GHC é o maior complexo de saúde da América do Sul com atendimento 100% SUS, desempenhando um papel fundamental no acesso à saúde pública de qualidade. A agenda contou com a participação da coordenadora nacional da Associação Vida e Justiça, Rosângela Dornelles, que representou a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano. Rosângela, que é conselheira do CNS e também atua no SUS como médica reguladora na Central de Leitos da UTI da Secretaria Estadual de Saúde, médica da família em Charqueadas e plantonista no Hospital de Caridade de São Jerônimo. O Conselho Nacional de Saúde tem atuado para garantir que a ampliação dos serviços de saúde seja acompanhada por políticas públicas eficazes e um financiamento adequado, visando sempre a melhoria do atendimento para toda a população.

Investimentos e avanços para a saúde pública
Durante o evento, Padilha destacou os esforços do Ministério da Saúde para reduzir filas e ampliar a oferta de serviços de diagnóstico e tratamento. O mutirão de exames e cirurgias anunciado tem como objetivo diminuir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento no estado do Rio Grande do Sul.
Outro ponto de destaque foi o início da oferta do serviço de radiologia no GHC, que ampliará a capacidade de atendimento e agilidade nos diagnósticos. Além disso, foi anunciado o edital para a construção do Centro de Diagnóstico e Terapia, um avanço fundamental para a estruturação dos serviços de saúde na região.
Diálogo e fortalecimento do SUS
A visita do ministro reforçou a importância do diálogo com os gestores e profissionais de saúde para a qualificação dos serviços prestados. A Associação Vida e Justiça segue atuando na defesa dos direitos dos usuários do SUS e na luta por uma saúde pública universal, gratuita e de qualidade para todas e todos.
Comments