top of page
Buscar

Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência destaca protagonismo feminino e inclusão social


Com o tema “Protagonismo sem Limite”, o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência reuniu, nos dias 25 e 26 de março, em Brasília (DF), lideranças, especialistas, autoridades e ativistas de todo o país para fortalecer o debate sobre direitos, acessibilidade e políticas públicas voltadas às mulheres com deficiência. Promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento teve como foco principal dar visibilidade às pautas urgentes que atravessam as vivências dessas mulheres.


A programação contou com mesas temáticas, rodas de conversa e oficinas participativas, sempre pautadas pelo protagonismo feminino na defesa da inclusão e da equidade. Entre as convidadas do evento, esteve Ewelin Canizares, Coordenadora de Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Vítimas Indiretas da Associação Vida e Justiça. Com trajetória reconhecida na defesa dos direitos humanos e da inclusão social, Ewelin foi palestrante no painel “Mulheres com deficiência na política e nos espaços de poder”, realizado no segundo dia do encontro. Na atividade, ela compartilhou sua experiência e reforçou a importância de garantir representatividade e participação ativa das mulheres com deficiência nos espaços de decisão política e na construção de políticas públicas.


Além de Ewelin, o evento contou com a presença de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, de movimentos sociais, do Judiciário e de especialistas como a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge.


Durante os dois dias de programação, foram discutidas pautas essenciais como enfrentamento à violência, acesso à educação e ao trabalho, saúde integral e o combate ao capacitismo — preconceito contra pessoas com deficiência. O encontro também foi um espaço estratégico para colher propostas e demandas que irão compor a construção do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite II.


A Associação Vida e Justiça reforça a importância da participação social efetiva na formulação de políticas públicas. Para a entidade, iniciativas como o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência são fundamentais para que as políticas públicas sejam elaboradas a partir das reais necessidades da população, garantindo inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade.


O evento consolidou-se como um marco na luta por um Brasil mais acessível, inclusivo e plural, evidenciando que o protagonismo das mulheres com deficiência é essencial para transformar realidades e combater desigualdades históricas.

 
 
 

Comments


bottom of page